Thiago Oliveira, que fez estágio com Guardiola, garante que treinador não teve vida fácil no Barça e que transformou o Bayern em potência
Thiago Oliveira, jovem treinador de apenas 35 anos, já tem experiências de invejar muitos treinadores cascudos. O comandante da Caldense pôde acompanhar de perto os passos de Joseph Guardiola, como jogador e treinador. Os dois se conheceram em 2004, quando jogaram juntos no Al-Ahly. Recentemente, Thiago teve o privilégio de fazer um estágio com Pep, que hoje é um dos melhores treinadores do mundo.
Guardiola brilhou intensamente enquanto jogava futebol. E, atualmente, demonstra ser um treinador muito competente. Ao ser questionado se o companheiro foi melhor como jogador ou treinador, Thiago Oliveira prefere ficar em cima do muro. Mas garante que no fundamento de passe, foi o melhor que jogou ao seu lado.
– Ficou oito anos sendo capitão do Barcelona. Não é fácil. Foi um bom jogador. Em termo de passes, foi melhor jogador que eu joguei. Era acima da média. E como treinador também. Fico com 50% para cada lado.
Enquanto jogou no Barcelona, Pep Guardiola ganhou muitos títulos. Foi campeão da Champions League 1991-92 e venceu seis vezes o Campeonato Espanhol. Como treinador, a primeira oportunidade também foi no time Catalão. Embora muitos pensem que tenha sido fácil treinar um time recheado de estrelas, Thiago Oliveira discorda e diz que o treinador pegou o Barça em uma época difícil.
– Vejo muitas pessoas falarem que é fácil treinar o Barcelona. Quando ele assumiu o time, nem na Champions estavam. Estavam muito mal com o Frank Rijkaard. Ele transformou a equipe apostando em novos jogadores, trocando até o Ronaldinho Gaúcho que era o ídolo do clube.
Na temporada de 2013, Guardiola teve outro desafio como treinador. Assumiu o Bayern de Munique, que na época era o grande papa títulos da Europa. Thiago Oliveira acredita que mesmo não tendo conquistado uma Champions League, Pep transformou a equipe alemã em uma potência.
-Seria muito cômodo ele manter o esquema tático. Ele ousou. Mudou praticamente tudo em um time que dificilmente tem mudança. Claro que faltou a Champions pra ele, mas fez um ótimo trabalho. O Bayern era um grande time e o Guardiola transformou em uma potência – Concluiu Thiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário